Reforçar a importância da primeira infância, e, deste modo, ampliar os espaços de discussão e mobilização em favor da cultura da infância no estado da Bahia é o objetivo do 1º Seminário Estadual Mais Infância, que acontece na próxima terça-feira (dia 5), no Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Itapuã. A abertura do evento, às 8h30, contará com a presença da presidente da entidade e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.
Promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o seminário contará com palestrantes de renome, que, ao longo de todo o dia, irão tratar do tema infância em todas as suas vertentes.
Dentre os palestrantes estão as professora Maria Thereza Marcílio, representante da Rede Nacional Primeira Infância, e Tânia Zagury, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia de Letras Carioca, além de autora de diversos livros sobre educação e comportamento de pais e educadores.
O evento tem estimativa de um público de mil pessoas e é direcionado a primeiras-damas dos municípios, prefeitos, educadores, professores e dirigentes de creches comunitárias de Salvador, assistidas pelo Programa Mais Infância
Vídeo institucional
Ao longo do dia, serão abordados temas relevantes para o segmento da primeira infância. A abertura oficial será marcada com a exibição de um vídeo institucional sobre as atividades das Voluntárias Sociais da Bahia.
A partir das 9h, será iniciado o primeiro painel, abordando a infância na legislação brasileira, com foco nas creches comunitárias e a garantia do direito à educação; os 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente; e as garantias legais para uma infância tranquila e o combate às violações no âmbito da infância. Participam deste painel as promotoras de Justiça Cintia Guanaes e Márcia Guedes e o advogado Marcel Mariano.
O segundo painel, a partir das 10h40, abordará a trajetória histórica da infância no Brasil e na Bahia, e o papel do UNICEF na garantia dos direitos da infância e da adolescência no Brasil. Os palestrantes desse painel são a pesquisadora de Educação Comunitária e professora-doutora da Faculdade de Educação da UFBA, Marlene de Oliveira dos Santos, e a representante da UNICEF na Bahia, Helena Oliveira.
À tarde, com a participação de Vital Didonet e Tânia Zagury, serão tratados assuntos sobre os espaços de educação para as crianças brasileiras e os principais desafios da atualidade e os cuidados com a infância. Às 15h40, o diretor do Centro de Formação para o Trabalho da VSBA, professor Manoel Calazans, apresenta o Projeto Mais Infância, das Voluntárias Sociais da Bahia.
Antes do encerramento, às 16h será feita a leitura e assinatura da Carta pela Infância Baiana, um documento que resume as discussões e reflexões tratadas durante o seminário. O evento será encerrado às 17h com uma apresentação cultural. Inscrições e mais informações sobre o seminário podem ser obtidas no site www.seminariomaisinfancia.com.br.
O projeto
O Mais Infância foi idealizado pela presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, com o objetivo de realizar um conjunto de ações para melhorar e promover a integração e socialização das crianças de 0 a 5 anos atendidas pelas 200 creches-escolas comunitárias de Salvador. As ações também envolvem a qualificação profissional dos professores e gestores das entidades, que ao longo deste ano participaram de um curso de formação e qualificação gratuita.
As ações do Mais Infância objetivam cuidar das crianças em situação de vulnerabilidade social, e compreendem desde a formação continuada dos professores, como a reforma física de creches, visita e acompanhamento pedagógico às creches, e realização de circuitos culturais com às crianças atendidas pelas entidades, dentre outras atividades.