Seabra recebe atendimentos de saúde e serviços do SAC na Feira Cidadã

Notícias
05/03/2022

 

Moradores de Seabra, na Chapada Diamantina, recebem a 53° edição da Feira Cidadã, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta-feira (4). A iniciativa oferece serviços de saúde e de cidadania em estandes e unidades móveis na Praça da Bandeira, em frente à Igreja do Bom Jesus. Antes da inauguração da nova Maternidade Frei Justo Venture, o governador Rui Costa visitou a estrutura.

No local, a população tem acesso a consultas e procedimentos odontológicos, aferição de pressão arterial e de glicemia e exame de mamografia para mulheres com idade entre 49 a 65 anos. “A Feira de Saúde é uma estratégia que fazemos de sensibilização e prestação de serviços às mulheres e, neste caso específico, envolvendo mamografia e aconselhamentos, e também o SAC, com serviços de cidadania”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) disponibiliza emissão de 2ª via da carteira de identidade, emissão de antecedentes criminais, inscrição no CPF, cadastramento da biometria do título de eleitor e o balcão de atendimento do Governo do Estado.

A dona de casa Avani Rosa Novaes, 58 anos, aproveitou a oportunidade para realizar o exame de mamografia. “Eu já faço o exame há 10 anos e sei que é importante para a minha saúde. O exame não dói. Todas as mulheres devem ter coragem de vir se cuidar fazendo o exame da mama”, destacou.

Já Vanuza Ramos dos Santos, 25 anos, realizou um procedimento cirúrgico de extração dentária. “Não senti dor, foi rápido e não paguei nada por isso. Estou muito satisfeita com a atenção que recebi aqui”.

Keila Xavier Rocha, 18 anos, levou a filha de apenas 1 ano para fazer a identidade e aproveitou para emitir a segunda via do seu próprio RG. “Cheguei cedo. O atendimento está bastante organizado e, por isso, também pude fazer a segunda via da minha identidade”.

O evento marca a retomada da Feira Cidadã, que esteva suspensa por conta da pandemia da covid-19. Em 2019, o projeto realizou 372 mil atendimentos e, no ano de 2020, em duas edições, foram promovidos 9 mil atendimentos.

Em Seabra, os protocolos de segurança são seguidos pela organização do evento para evitar aglomeração, como a disposição das cadeiras com afastamento. O atendimento está condicionado à comprovação de vacinação contra a Covid-19 e ao uso de máscara.