Salvador sedia o VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares

Notícias
27/10/2023

Com o tema “30 anos de lutas e resistência”, teve início nesta quinta-feira (26), o VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares (CPM). O encontro, que acontece até domingo (29), no Hotel Fiesta, em Salvador, recebeu em sua abertura o governador Jerônimo Rodrigues e a primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso.

“Sem dúvidas, este é um momento de celebração e, sobretudo, de debater a situação econômica e social do país. Durante todos esses anos, a Central dos Movimentos Populares marca a sua luta contra o neoliberalismo, do enfrentamento ao fascismo e à extrema-direita, na conquista de governos populares e em defesa da democracia e da soberania”, afirmou a primeira-dama do Estrado.

Também estiveram presentes os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência da República) e a ministra Aparecida Gonçalves (Mulheres), além de reunir líderes de movimentos populares de todo o país. O evento celebra os 30 anos de existência da entidade, que desempenha um papel de destaque na articulação dos movimentos populares urbanos.

A Central de Movimentos Populares (CMP) está presente em 19 estados brasileiros e congrega diversos movimentos populares urbanos. Para os próximos dias, estão programados debates, aprovação de moções e eleição da nova direção nacional e da coordenação-geral, além de apresentações culturais. O objetivo da Central é articular os movimentos populares urbanos em suas lutas comuns e de caráter geral, como forma de superar a fragmentação existente entre os movimentos populares e se constituir enquanto instrumento de representação junto a outros setores organizados da sociedade, com vistas à articulação de lutas em defesa dos direitos, das políticas públicas e da participação popular.