Programa Água Saudável beneficia 6.660 famílias do interior baiano

Notícias
14/07/2015

Na manhã desta terça-feira (14), 66 cidades da Bahia receberam, por meio do programa Água Saudável, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), filtros de água. Nesta etapa, foram distribuídos 6.600 filtros para famílias cadastradas pelos agentes comunitários de saúde nas áreas carentes de saneamento básico e esgotamento sanitário, onde há proliferação de doenças como a verminose. O evento aconteceu no auditório na Biblioteca Central dos Barris, em Salvador.

A coordenadora do Serviço Social das VSBA, Tânia Nogueira, ressaltou que o compromisso é sempre de contribuir com a implementação das políticas públicas. “É necessário entender que a entrega dos filtros é alinhada com as visitas às comunidades. Para receber o equipamento, a família recebe visitas de profissionais de saúde que falam da importância da água filtrada na diminuição da mortalidade infantil”, afirmou.

Segundo a primeira-dama de Potiraguá, Agda Lúcia Santos, as ações voltadas para a população menos favorecida, como o Água Saudável, devem ser prioritárias para cada gestor. “Trabalhar para quem mais precisa deve ser o principal objetivo de cada gestor, e esse programa leva um pouco mais de saúde para essa população carente”, completou.

O evento contou com a presença das primeiras-damas dos municípios beneficiados, que participaram de uma palestra da médica Nádia Tiúba, sobre a importância da água e a maneira correta de filtrá-la, dos cuidados e limpeza com a vela do filtro, principalmente para evitar verminose, diarréia e outras contaminações.

O Programa Água Saudável foi implantado em 2007 pelas Voluntárias Sociais para que gestores e as lideranças comunitárias realizem ações educativas, junto aos profissionais de saúde, informando sobre a importância da melhoria da água consumida pela população