Professora Tatiana Velloso participa de visita integrada ao complexo da Cooperlix após incêndios

12/01/2024

A primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, professora Tatiana Velloso, participou da visita integrada ao complexo da Cooperlix (Cooperativa de Reciclagem) nesta sexta-feira (12), em Salvador. A visita também contou com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Casa Civil.

Ainda de pé, o local utilizado para alocar os materiais da coleta seletiva resiste a dois incêndios, situação que vem prejudicando e inviabilizando o trabalho dos cooperados.

“Viemos hoje primeiramente prestar solidariedade e gratidão pelo trabalho de resistência da cooperativa, para avaliarmos quais as ações integradas que poderão garantir a dignidade de um trabalho tão importante para o meio ambiente, contando especialmente com a inclusão socioprodutiva de mulheres. É um projeto que tem a centralidade cuidar de gente na defesa incondicional da democracia, e falar em democracia é falar na dignidade das pessoas, de um projeto que tenha essa centralidade, principalmente no modelo sustentável de preservação da vida, das pessoas e do meio ambiente, ao qual nós temos responsabilidade”, enfatizou a primeira-dama, e presidenta das VSBA, Tatiana Velloso.

O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, explicou que as soluções serão pensadas de forma integrada. "Buscamos hoje entender as demandas mais urgentes da cooperativa, conversamos com os trabalhadores, conhecemos a estrutura e a logística diária deles, um dos caminhões da cooperativa, inclusive, faz a coleta de resíduos no Centro Administrativo da Bahia, pertinho de nós, então o próximo passo é justamente o que a primeira-dama sinalizou, que é avaliar de forma integrada, em conjunto com a Casa Civil e com a Setre, quais as soluções sustentáveis que serão tomadas pelo Governo do Estado para viabilizar formas justas e dignas de trabalho aos cooperados da Cooperlix", assegurou o titular da SEMA.

Presidente da Cooperativa, Jaqueline Sena explica que o último incêndio ocorreu em dezembro do ano retrasado, porém as atividades foram mantidas tendo em vista a necessidade dos cooperados. "Eu queria muito agradecer a professora Tatiana, que pôde hoje nos presentear com a visita dela e do secretário Eduardo, vieram aqui para ver o nosso dia a dia, a nossa realidade. A Cooperlix é uma cooperativa que contém 18 pessoas, sendo 17 mulheres e um homem, tudo mãe e pai de família que precisa trabalhar porque é a dignidade da gente, e estamos passando por essa situação crítica, de dois incêndios. Mas a gente não pode parar o trabalho, a gente gosta do que faz, e é uma honra trabalhar com reciclagem, o meio ambiente agradece. Agradeço essa visita maravilhosa em nome da Cooperlix", concluiu Jaqueline.

Informações da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)