Primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, professora Tatiana Velloso, prestigia abertura da Flica, no Recôncavo Baiano

Notícias
27/10/2023

A primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, professora Taiana Velloso, marcou presença na abertura da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), nesta quinta-feira (26). O encontro, que segue até domingo (29), é tido como o maior evento literário do Norte/Nordeste e o segundo maior do Brasil.

“A Flica é uma oportunidade importante para o estímulo à aprendizagem e troca de saberes. Literatura, arte, cultura e leitura são pilares fundamentais para a formação do nosso povo e de nossos estudantes, e essa festa literária expõe isso de uma forma muito protagonista”, destacou Tatiana Velloso.

Nesta edição, o evento reverencia as Poéticas Afroindígenas. Um convite para toda a família ouvir, reverberar e enaltecer essas histórias dos povos originários, seja na música, literatura, artes plásticas, dança, poesia e outras formas de expressão. A ideia é revisitar conceitos, retornar às raízes da história e constituição genética e literária.

Seguem sendo grandes atrativos para os visitantes, a Fliquinha, voltada ao público infantil; a Tenda Paraguaçu, que abriga os principais debates literários; a Casa dos Autores Baianos, um espaço destinado a lançamentos e exposições de livros de autores e artistas baianos; e a Geração Flica para atrair a juventude conectada e tecnológica. As atividades culminarão no domingo com um grande cortejo repleto de manifestações culturais.

A iniciativa também fomenta a cadeia produtiva do livro, da cultura, do turismo, da economia criativa/solidária, da sustentabilidade, entre outras vertentes.