Primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia acompanha comitiva do Estado em visita a Central de Triagem da Coleta Seletiva, em Itabuna

Notícias
09/01/2024

Na manhã desta terça-feira (9), a primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), professora Tatiana Velloso, esteve no município de Itabuna, região sul do Estado, em visita a Central de Triagem da Coleta Seletiva, no bairro Lomanto. A ação, realizada em parceria com o Governo do Estado, busca reabilitar a unidade após um incêndio ocorrido em 1º de janeiro deste ano, que causou danos a ferramentas essenciais e impactou a renda de 50 famílias beneficiadas na unidade.

A visita foi conduzida pelos secretários estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, e do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Sodré, além do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, onde foram entregues 38 kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), uma prensa hidráulica e dois carros elétricos compactos. Além disso, nos próximos dias, a central irá receber uma balança eletrônica, 40 cadeiras, dez mesas plásticas, dois carros para movimentação de cargas, 15 luminárias de emergência, uma geladeira e um fogão.

A primeira-dama e presidenta das VSBA, Tatiana Velloso, destacou que as centrais de triagem, como a de Itabuna, desempenham um papel fundamental como instrumento de educação ambiental: “além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essas iniciativas são essenciais para a geração de emprego e renda para os catadores de material reciclável. É fundamental estarmos comprometidos em fortalecer não apenas a infraestrutura desses espaços, mas, também, em promover a conscientização ambiental, garantindo um futuro mais sustentável para as comunidades envolvidas".

A iniciativa incluiu, ainda, a entrega de 60 cestas básicas do programa Bahia Sem Fome, que continuarão sendo entregues por um período de quatro meses, proporcionando suporte social às famílias impactadas.

Com informações da Secom Bahia