Outubro Solidário: Voluntárias Sociais da Bahia promove campanha de arrecadação no mês das crianças

Notícias
05/10/2023

O mês de outubro reserva uma data especial: o Dia das Crianças. Neste ensejo, as Voluntárias Sociais da Bahia, com o apoio do Governo do Estado, lança a campanha Outubro Solidário, que pretende arrecadar brinquedos novos ou usados, desde que em bom estado de conservação, roupas, alimentos, fraldas descartáveis e produtos de higiene pessoal.

A campanha será realizada entre 06 de outubro e 12 de novembro, e busca beneficiar as creches comunitárias assistidas pelo Mais Infância, projeto da instituição que atende, aproximadamente, 120 unidades de ensino e acolhimento, totalizando em média 15 mil crianças da primeira infância. 

De acordo com a presidenta das Voluntárias Sociais e primeira-dama do Estado, professora Tatiana Velloso, o Outubro Solidário pretende levar alegria às crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de democratizar o acesso das famílias a serviços básicos e essenciais.

“Investir em nossas crianças é investir no presente. É nosso dever garantir que elas cresçam em um ambiente feliz, saudável e repleto de oportunidades. Contamos com o engajamento de todas e todos para que consigamos arrecadar um volume significativo de doações, e proporcionarmos um momento de felicidade e alento a todas as crianças e suas famílias”, ressaltou.

De forma integrada com o Bahia Sem Fome, programa do Governo do Estado que promove segurança alimentar e nutricional, o Outubro Solidário irá espalhar pontos de coleta no Palácio da Aclamação, Nova Estação da Lapa, 3° Grupamento de Bombeiros Militar/Iguatemi, Quartel do Comando Geral da PMBA, Terminal Rodoviário de Salvador, Postos do SAC, além das secretarias e autarquias estaduais. As doações também poderão ser feitas via pix, através da chave: voluntariassociais.bsf@gmail.com ou por meio de transferência bancária (Ag: 3832-6 / Conta Corrente: 7501-9).

Mais Infância

Dentre as diversas ações sociais desenvolvidas pelas Voluntárias Sociais da Bahia, o Projeto Mais Infância oferece gratuitamente, ao longo de todo ano, formação pedagógica para os educadoras e educadores das Creches e Escolas Comunitárias, que são unidades escolares que ofertam Educação Infantil para crianças nas mais diversas comunidades.

As Creches e Escolas Comunitárias serão o público prioritário no atendimento dos itens arrecadados durante o Outubro Solidário.

Para o coordenador do projeto, Manoel Calazans, cuidar da Primeira Infância é papel de toda a sociedade. “Precisamos garantir que as nossas crianças possam crescer amparadas por instituições comprometidas com o Educar, Cuidar e Brincar”, acrescentou.

Pontos de coleta:

Palácio da Aclamação

Nova Estação da Lapa

3º Grupamento de Bombeiros Militar/Iguatemi

Quartel do Comando Geral da PMBA

Terminal Rodoviário de Salvador

Shopping da Bahia (Praça de Alimentação L1)

Shopping Bela Vista

Postos do SAC (Bela Vista, Barra, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Parque Shopping)

Assembleia Legislativa da Bahia

Desenbahia

Detran 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

Secretaria da Educação (SEC)

Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES)

Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR)

Secretaria de Infraestrutura Hídrica E Saneamento (SIHS)

Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Secretaria da Saúde (SESAB)

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI)

Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Secretaria da Administração (SAEB)

Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA)

Secretaria do Planejamento (SEPLAN)

Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE)

Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH)

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI)

Secretaria do Meio Ambiente (SEMA)

Secretaria de Cultura (SECULT)

Procuradoria Geral do Estado (PGE)

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC)

Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB)

Companhia de Desenvolvimento Urbano (CONDER)

Lojas do Atakarejo (Iguatemi, Paralela, Boca do Rio e Lauro de Freitas)