No Hospital da Bahia, as Voluntárias Sociais dão continuidade ao Mutirão de Catarata do Projeto Natal Solidário. Quem fez a cirurgia no mês passado, agora passa por uma revisão. Dona Maria Evangelista, de 62 anos, tinha operado o olho direito e recebeu a notícia do médico que a recuperação está seguindo o fluxo normal. Emocionada, a dona de casa ressalta a satisfação pela correção do problema ocular.
“É maravilhoso. Antes eu olhava e via o borrão, mas agora voltei a enxergar de maneira clara. Isso não tem preço. Estou muito feliz com o resultado”, afirma a paciente.
A catarata é uma das principais causas da cegueira na velhice. Caso a doença seja diagnosticada, a cirurgia é recomendada para idosos a partir de 60 anos de idade. “A catarata é o envelhecimento de uma parte do olho. Se não for tratada pode levar à cegueira. Por isso, destaco a importância do mutirão. Ele garante um serviço necessário para pessoas que não teriam condições de ter acesso a esse procedimento”, afirma o oftalmologista Augusto Faro. O Mutirão Março Mulher realiza atendimentos até o fim deste mês.