Mais Infância leva capacitação pedagógica para professores e gestores de creches

Notícias
19/10/2019

 

O auditório da Uneb em Salvador, com mais de 500 lugares, ficou lotado de professores e dirigentes de creches comunitárias que participaram, neste sábado (19), do 8º Encontro do Projeto Mais Infância 2019, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). O evento contou com duas oficinas, com os temas “Construção de projetos para educação Infantil” e “Saúde bucal para as crianças de 0 a 5 anos”.

 

Segundo o superintendente de Planejamento da Secretaria da Educação do Estado, Manoel Calazans, os dois temas desta edição são importantes. Um por ser relacionado à educação propriamente dita e o outro relacionado à formação cidadã, ao cuidado com o corpo e com a higiene pessoal.

 

"Nós temos uma avaliação permanente do projeto Mais Infância. Os professores e coordenadores indicam temas que são relevantes para as suas práticas. Nós temos também a equipe de acompanhamento, que visita as creches, e nessas visitas os nossos técnicos identificam as necessidades. Então a gente dialoga e escolhe temas que são focos e demandas que partem das próprias creches".

 

Telma Cíntia Ribeiro é coordenadora da creche comunitária Giovani dos Santos, que  atende 150 crianças do Terreiro Opo Afonjá, em São Gonçalo. "Eu participei de todas as reuniões do Mais Infância. É muito gratificante. Eu aprendo muito nessas reuniões e levo para a instituição tudo o que aprendo aqui. Hoje nós temos na creche dança, capoeira, alfabetização com brincadeira, e aprendi tudo isso no projeto. O que eu aprendo aqui é aplicado na prática".

 

A palestrante Edileide Antonini é pedagoga com doutorado em Educação e mais de 30 anos de experiência. "Eu vou falar sobre projetos, precisamente sobre a pedagogia de projetos. Para trabalhar com a creche, o trabalho com projetos é muito mais indicado porque é uma forma prática que vai além do que os livros trazem. Com isso, o trabalho inclui a realidade da criança, e não apenas o que traz o livro. Então nós abordamos a vivência do sujeito, os problemas da comunidade, e a proposta é que a criança seja protagonista dentro do trabalho desenvolvido". 

 

Mais Infância

 

Idealizado pela primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, o Mais Infância, por meio de ações pedagógicas, amplia a capacitação de educadores que lidam com crianças de 0 a 5 anos, em creches de Salvador e de cidades como Mucugê, São Francisco do Conde e Candeias.

 

Cerca de 600 educadores de creches comunitárias participam dos encontros de formação pedagógica. Este ano, os encontros do projeto, dez ao todo, estão sendo guiados pelo tema 'Por uma infância democrática e igualitária'.