Encontro Nacional debate políticas públicas de Educação do Campo

02/03/2024

Os avanços e desafios da educação do campo no Brasil norteiam a programação do Encontro Nacional Educação do Campo, das Águas e das Florestas (ENECAF) realizado no período de 28 de fevereiro a 02 de março, em Salvador. O encontro reúne mais de 700 docentes, estudantes, egressos, além de universidades públicas e institutos federais, organizações e movimentos sociais do campo, e representações do Estado. Este ano, o ENECAF celebra os 25 anos da Educação do Campo no Brasil e os 15 anos da Licenciatura em Educação do Campo.

Professora da Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde foi Diretora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade na implantação do Campus de Feira de Santana (2013-2015) e da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática do PROCAMPO; e Pró-Reitora de Extensão e Cultura (2015-2023), a primeira-dama Tatiana Velloso marcou presença no encontro e fez parte da coordenação do grupo de trabalho “Formação por áreas do conhecimento, Alternância e a Curricularização da Extensão”, que integrou a programação com outras mesas de debates, atividades educativas e culturais.

Para ela, o ENECAF consolida um momento importante de refletir políticas públicas e pensar em práticas pedagógicas emancipadoras e críticas para o campo, de forma dialógica e de integração de saberes a partir da realidade concreta dos povos do campo, das águas e das florestas. “O Encontro Nacional Educação do Campo, das Águas e das Florestas é, sobretudo, um espaço de mobilização e de reconhecimento dos desafios para que sejam garantidos os direitos dos povos do campo, das águas e das florestas, em especial à educação, a partir de efetivação de políticas públicas nas escolas do campo e em áreas de reforma agrária e comunidades rurais e no ensino superior. A educação como direito e dever do Estado, mas com diálogo e participação dos sujeitos do campo na sua construção e consolidação”, observou a professora Tatiana Velloso.

Ao final das reuniões, o Encontro Nacional Educação do Campo, das Águas e das Florestas resultará em um documento com diretrizes a serem encaminhadas ao poder público nas esferas nacional, estadual e municipal.

O ENECAF é fruto da articulação de instituições que assumem a organização do evento: Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), Fórum Estadual de Educação do Campo (FEEC) Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Articulação Nacional de Estudantes e Licenciaturas em Educação do Campo (ANELEDOC), Secretaria da Educação do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) e PRONERA/INCRA do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).