Encontro discute políticas públicas de fomento as organizações de catadoras e catadores de materiais recicláveis

Notícias
10/10/2023

As organizações de catadoras e catadores de materiais recicláveis estiveram na pauta desta segunda-feira (9), durante encontro da primeira-dama, presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e professora da Universidade Federal do Recôncavo – UFRB, Tatiana Velloso. A reunião, realizada em Salvador, contou com a presença do presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, acompanhado do gerente de secretariado e governança, Fabiano Mendes, da presidenta da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários – Unisol Bahia, Anne Sena, e do coordenador da Unisol Sergipe, Anderson Cardoso, além do coordenador de Acompanhamento de Políticas de Inclusão Socioprodutiva e Sustentabilidade da Casa Civil, José Tosato.
 
A presidenta das VSBA agradeceu a Unisol Bahia pela mobilização da reunião e destacou que o encontro foi mais uma oportunidade de compartilhar as principais necessidades da categoria, que busca apoio e reconhecimento. “É preciso discutir políticas públicas para este segmento. As catadoras e catadores tem papel social importante, sobretudo no diz respeito à sustentabilidade ambiental e geração de renda”, afirmou Tatiana Velloso.
 
O presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, considerou o encontro positivo, sobretudo na perspectiva de rever os investimentos sociais realizados pela instituição em todo o Estado nos últimos anos, além da acessibilidade dos municípios na inclusão destes profissionais à coleta seletiva. “Nesse sentido, a Fundação BB em parceria com o Governo do Estado e organizações da sociedade civil, atuará no fortalecimento dos empreendimentos das catadoras e catadores aqui na Bahia”, assegurou Kleytton.

As ações e políticas públicas para a categoria e para a gestão de resíduos sólidos na Bahia foram abordadas pela presidenta da Unisol Bahia, Anne Sena. “A ideia dessa nossa reunião junto com a professora Tatiana Velloso é para que ela traga a sua experiência como gestora de Extensão da UFRB, coordenadora do núcleo de Feira de Santana da INCUBA [Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFRB] e militante do movimento de economia solidária, na construção e fortalecimento dos empreendimentos das catadoras e catadores e da cadeia dos resíduos sólidos em nosso Estado”, acrescentou a presidente da Unisol Bahia. 
 
Ainda no período da tarde, foi realizada uma visita à Cooperativa de Coleta e Processamento de Plásticos e Proteção Ambiental (Camapet), no bairro de Massaranduba, em Salvador, para que pudessem observar in loco a situação da entidade.