O projeto Mais Infância promoveu, na manhã do último sábado (20), o 3º Encontro de Formação Pedagógica de Educadoras e Educadores e celebrou o Julho das Pretas, iniciativa que coloca a luta das mulheres negras no centro do debate com atos e manifestações em todo o país.
A atividade, realizada no auditório Caetano Veloso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, abordou os temas “Livro Infantil – Encontro com Educadores e Autores” e “Reflexões sobre Raças, Racismo e o Julho das Mulheres Negras”, dialogados em painéis distintos.
A reitora da UNEB, Adriana Marmori, destacou a importância do encontro e da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (SEC), com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). “Somos uma instituição que trabalha com a Educação Superior e projetos estruturantes, que refletem sobre a Educação em toda a Bahia. Está sendo realizado um trabalho de base, de conscientização da importância da Educação nas séries iniciais, da formação dos profissionais que lidam com a infância, através da parceria entre as Voluntárias Sociais e a Secretaria estadual da Educação”, afirmou.
O encontro contou autores baianos que apresentaram painéis sobre racismo e a importância da leitura, discorrendo sobre suas obras e suas trajetórias de vida. Além das professoras escritoras Gedalva da Paz e Renata Nascimentos dos Reis, cujos livros integram o kit doado pela SEC às escolas e creches comunitárias, um dos destaques foi a presença do jovem Tárique Yalle, 12 anos, autor dos livros “Diário de uma quarentena – Narrativas de uma criança na pandemia” e “Bucambe - O Pequeno Herói”.
Também estiveram presentes no encontro, a coordenadora da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), Lara Carina Amorim, que proferiu palestra sobre o combate ao racismo; a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues, e o diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica da SEC, Fabio Barbosa.
Com informações da SEC