No último sábado (2), centenas de profissionais de creches comunitárias lotaram o auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para a 11ª edição do Encontro de Formação Pedagógica do Mais Infância. Promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia mensalmente e de forma gratuita, o encontro busca contribuir na formação destes profissionais para o exercício de suas atividades.
Uma avaliação do ano letivo de 2023 foi apresentada pela coordenadora Pedagógica do Projeto da Gestão de Aprendizagem da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Talita Sousa. Em sua fala, Talita destacou o papel da creche no desenvolvimento da criança e a necessidade de pensar a creche como um espaço de educação.
“Este encontro representa um momento importante para o fortalecimento das creches e para uma maior compreensão do papel dessas instituições no desenvolvimento das habilidades dos indivíduos. Esse é um fator fundamental para que as crianças alcancem através da educação o sucesso no desenvolvimento pleno de suas atividades enquanto cidadãs e cidadãos”, afirmou a coordenadora Pedagógica da FGV.
O superintendente de Políticas para Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado, professor Manoel Calazans, avaliou como positiva a realização dos encontros de formação em 2023. Segundo ele, a idéia das Voluntárias Sociais é fortalecer, através do projeto Mais Infância, a prática das educadoras e educadores na escola. “Todo mês que eles estiveram aqui conosco, retornaram para as suas creches fortalecidos com novas ideias, pensamentos e esse é o nosso intuito. É fazer uma capacitação que melhore a condição das creches comunitárias de toda a Bahia”, acrescentou.
Calazans ainda destacou as perspectivas para o próximo ano e o desafio das Voluntárias Sociais de interiozar, chegando às creches comunitárias do interior baiano. “Temos uma presidenta empenhada, que é a professora Tatiana Velloso, que tem pensado em novas formações e no edital para fortalecer e apoiar as creches com recursos do Fundo de Combate à Pobreza”, explicou.
A programação ainda contou com uma apresentação do Coral infantil da Creche Escola Lar Xila, do bairro de Cajazeiras, em Salvador, e uma cantata natalina do Centro Educacional Renascer, do município de Ibicoara.