O Ecofolia Solidária começou a esquentar as turbinas para decolar no Carnaval 2025. Um encontro preparatório na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) discutiu, nesta segunda-feira (20), a ampliação do número de catadores de material reciclável beneficiados, além da manutenção de um espaço específico para as mulheres catadoras durante os dias de folia, uma inovação em 2024.
Participaram da reunião a primeira-dama e presidenta das Voluntárias Sociais, Tatiana Veloso; a gestora da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Neusa Cadore; o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Jr, além de representantes de outras secretarias envolvidas na ação, como Meio Ambiente (Sema) e Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).
“Vamos fazer um grande Ecofolia Solidária, ampliando o acesso de catadores e catadoras a trabalho e mais renda, além de manter o espaço de acolhimento para as catadoras que foi uma inovação do Carnaval passado e que esse ano se mantém”, disse Julio Santana, coordenador de inovação e fomento à Economia Solidária da Setre. Em 2024 foram 2.437 catadores e catadoras beneficiados. Este ano o número de beneficiados será divulgado em breve, mas deve ser ampliado em cerca de 25%, chegando a quase 3.000 beneficiados.
Dignidade - A primeira-dama, Tatiana Veloso, à frente da organização Voluntárias Sociais da Bahia lembrou a importância do espaço de acolhimento para as mulheres catadoras. “Foi uma discussão prévia para que a gente possa ampliar e garantir uma estrutura de dignidade desse acolhimento, especialmente para as mulheres catadoras, propiciando também, não só de ordem material, mas também de ordem emocional, psicológica, com ações importantes em um momento que é de oportunidade de geração de renda, mas também precisamos garantir as condições de dignidade do trabalho decente”, disse.
Ano passado, o espaço exclusivo para as mulheres catadoras de material reciclável, montado no Vale do Canela, atendeu de 128 catadoras de material reciclável com café-da-manhã, espaço para banho, além da oferta de massagem terapêutica, acupuntura/auricoloterapia, acolhimento terapêutico, penteados.
O EcoFolia Solidária é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pela Setre, em parceria com outras secretarias e instituições do estado (SPM, Sema, Seades, Voluntárias Sociais), que tem por objetivo ofertar condições de trabalho digno aos catadores e catadoras de material reciclável durante o Carnaval, apoio às cooperativas de reciclagem, ao mesmo em que promove responsabilidade ambiental. Em 2024, o projeto firmou parceria com 16 cooperativas, entre as quais, as 12 que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia.
Informações da Setre