Mais uma creche escola, desta vez no Nordeste de Amaralina, recebeu o projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Nesta quarta-feira (10), além das músicas, as crianças da creche Aprendendo com Jesus ouviram um pouco da história dos instrumentos.
Compostas pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, as cameratas se apresentam em diversos bairros de Salvador. No total, 16 apresentações gratuitas estão previstas em abril. Os eventos têm parceria com o projeto 'Cultura, Arte e Lazer na Comunidade pela Paz', desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), para promover a inclusão social, levando arte e cultura às crianças e adolescentes de comunidades carentes.
A presença da camerata nas creches e escolas desperta o interesse de crianças como Ruama Fernanda Souza, 10 anos. Para ela, “a música traz histórias boas, momentos gostosos. Eu também quero muito aprender a tocar. E vou pedir para a mamãe me levar no Neojiba, que o moço da Osba falou, para eu aprender a tocar”. Daila Oliveira, 9, também gostou de ver os instrumentos de perto. “Eu já fiz parte do Neojiba. Agora eu vou pedir para voltar”, disse.
O flautista da camerata Quarteto Novo, André Becker, diz que o projeto visa levar música de concerto para as comunidades. “Geralmente, este público não tem acesso a este tipo de música. Podemos proporcionar um primeiro contato e alguns deles podem se interessar mais. Já tivemos crianças que buscaram o Neojiba e se tornaram músicos. Mas o melhor é ver a expressão dessas crianças. Elas ficam admiradas, e nós ficamos emocionados", afirmou André.