Camerata da Osba se apresenta em colégio no bairro da Santa Cruz

Notícias
05/07/2016

 

Uma parceria firmada entre as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Orquestra Sinfônica (Osba) e a Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro da Santa Cruz, em Salvador, proporcionou um encontro especial na rede pública de ensino. Nesta segunda-feira (4), estudantes da Escola Municipal Teodoro Sampaio tiveram a oportunidade de conhecer e se encantar com o universo da música erudita, por meio da apresentação do grupo Bahia Cordas, uma das cameratas da Osba.

A visita do Bahia Cordas faz parte do Projeto Arte, Cultura e Lazer na Comunidade, existente há 12 anos. Instrumentos de cordas, como contrabaixo, violinos e violoncelo, foram apresentados de maneira didática para atrair a atenção das crianças, acostumadas com estilos musicais mais populares.

“O projeto consiste na visita a instituições carentes, onde é praticamente inexistente a presença da música clássica. Queremos ampliar os horizontes destas crianças e mostrar que música erudita é acessível a todos e pode ser um caminho a seguir no futuro”, explica o coordenador musical Rogério Fernandes.

Para a assistente social e representante das VSBA no projeto, Ana Cláudia Bonifácio, as visitas representam um trabalho de base. “O que se aprende na infância é o que, muitas vezes, define o adulto do futuro. É importante ampliar o universo de significado dos estudantes. Esta é uma maneira de garantir a inclusão social”.

Durante a apresentação, a música erudita conquistou aos poucos o interesse coletivo. “Essa é uma turma muito agitada, como qualquer outra. Mas com a leveza da música tocada hoje aqui, a gente percebeu uma calmaria nos nossos estudantes. Acredito que a música seja uma ferramenta interessante para melhorar a capacidade de aprendizado deles”, ressalta a vice-diretora da escola, Eugênia Sampaio.

Os estudantes escutaram atentos na maior parte do tempo, mas também puderam participar da apresentação, principalmente quando a camerata tocou uma coletânea de cantigas de rodas. Para muitos alunos, vai ser difícil esquecer este dia. “Eu me envolvi com a música. Teve momentos em que fechei os olhos e pude viajar. Adorei a música clássica. É algo diferente, mas muito bom”, afirma a estudante Raiza Dias, 11 anos.

A próxima apresentação das cameratas da Osba está prevista para 27 de julho, com o Quarteto Novo. O evento acontece no bairro de Pau da Lima, no Centro Nova Semente, instituição que abriga crianças filhas de detentos.