Aula inaugural marca início do Programa Jovem Aprendiz

Notícias
13/04/2015

Oitenta jovens baianos, na faixa etária entre 14 e 17 anos, ingressaram nesta segunda-feira (13) no primeiro emprego e no mercado de trabalho por meio do Programa Jovem Aprendiz, do biênio 2015-2017.

A aula inaugural, realizada no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo de Salvador (CAB), em Salvador, foi prestigiada pelo governador Rui Costa, a primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, autoridades, além de representantes das empresas públicas empregadoras.

Pelos próximos dois anos, esse grupo vai desenvolver habilidades no programa de qualificação profissional na função de auxiliar administrativo. A seleção, convocação e acompanhamento dos jovens está sob responsabilidade das Voluntárias Sociais.

Para as famílias que acompanhavam o evento, a presidente da instituição falou sobre a satisfação de comandar a iniciativa, que foi criada em 2008. "É um prazer enorme de presenciar esse momento tão especial e que vai ser muito importante para os 80 jovens porque isso abre as portas para o mercado de trabalho. Até o final desse programa, daqui a dois anos, sairão mulheres e homens capacitados para o primeiro emprego com carteira assinada. Desde que foi criado, já passaram pelo Jovem Aprendiz, mais de 800 jovens, que tiveram oportunidade de um futuro melhor", afirmou Aline.

Apostando na educação como um dos pilares da atual gestão, o governador Rui Costa destacou para os jovens a importância da educação, considerando que o momento era de alegria para eles e suas famílias. “Junto com o Pacto pela Educação, o Jovem Aprendiz e outros programas como esse são os elementos mais importantes para resolver outros problemas sociais”.

O governador disse ainda ter “a convicção de que o que faz uma sociedade de paz, alegria e tranquilidade é a educação, o fortalecimento da família e a geração de emprego, abrindo oportunidade para a juventude baiana de origem simples. Fala-se muito em segurança pública, em armamento, viaturas, que são necessárias, mas o maior investimento que podemos fazer para uma mudança social profunda começa aqui".

Primeiro Estágio

Rui Costa enfatizou ainda o programa estadual Mais Futuro, que tem cerca de 450 jovens em capacitação, e anunciou novidades. "Pretendemos lançar um programa de Primeiro Estágio para os alunos do ensino superior da rede estadual e oportunizar ainda mais esses jovens. Vamos intensificar e focar nessas ideias. Estamos iniciando uma corrente do bem para que todos possam fazer a sua parte".

Jovem Aprendiz

Criado há sete anos, o Programa Jovem Aprendiz tem parceria com empresas públicas e de economia mista que já empregaram mais de 1.500 baianos, desde 2008. Os adolescentes dessa nova turma atuarão na Bahiapesca, Bahiagás, Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (CERB), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Empresa Gráfica da Bahia (Egba). Essas novas oportunidades de emprego são resultado da parceria entre as VSBA, essas empresas e a Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Para o secretário Edelvino Góes, a experiência dessa parceria tem sido um sucesso, principalmente pelo desempenho dos participantes. “Os jovens são escolhidos por mérito próprio. Eles passam por uma seleção pública e à medida que os convênios são firmados vivenciam essa experiência. A avaliação dos parceiros é quanto à qualidade dos aprendizes e o quanto eles têm contribuído para a eficiência das organizações”.

Acompanhada da mãe e do irmão, Lorena da Silva Santos, 17 anos, foi ansiosa para a aula inaugural, antes de começar sua experiência na Egba. “Eu já estava esperando há algum tempo, e, através do Jovem Aprendiz, foi mais fácil, porque hoje está difícil para o jovem que sai da escola conseguir de imediato um bom trabalho”. A mãe de Lorena, Lucineide da Silva, disse que a oportunidade dá mais tranquilidade para a família. “Fico feliz por saber que ela está sendo encaminhada na vida, num lugar onde pode adquirir experiência e que ainda é perto de nossa casa”.