Água Saudável beneficia 300 famílias do bairro de Bromélias II

Notícias
12/07/2015

Na manhã deste sábado (11), 300 famílias da comunidade do bairro de Bromélias II, em Salvador, receberam, por meio do programa Água Saudável, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), filtros de água, numa parceria das Voluntárias com a Associação Movimento Sem Teto.

A comunidade teve a oportunidade de participar de um debate sobre o consumo de água com qualidade, para evitar doenças, proferido pela médica Maria Assunção, as técnicas de enfermagem da Unidade de Saúde da Família de São Cristovão, Aparecida Gomes e Uine Barbosa e pela representante da Embasa, Kátia Barreto.

Segundo a coordenadora do programa, Tânia Nogueira, as Voluntárias não fazem doação, “e sim prestam assistência às famílias, dando todo o apoio e mostrando como consumir água de qualidade”.

Para Adinalva Barbosa, da Associação Movimento Sem Teto, as pessoas não sabem o que é beber água filtrada. “Temos que cuidar da saúde, lavando os alimentos e bebendo água do filtro. Estou feliz por ajudar essa comunidade”, afirmou.

A presidente em exercício das Voluntárias, Neyliane Lemos, também esteve presente no evento e ressaltou a importância do programa. “As Voluntárias Sociais da Bahia querem reforçar as ações de prevenção. Entregamos para essas famílias o filtro, junto com as orientações. Queremos que esse equipamento ajude a manter uma boa saúde”.

O Programa Água saudável foi implantado em 2007 pelas Voluntárias Sociais da Bahia, para que as lideranças comunitárias que solicitam a concessão dos filtros realizem ações educativas junto aos profissionais de saúde, informando sobre a importância da melhoria da água consumida pela população.