29 jovens são formados para o mercado de trabalho no Mais Futuro

Notícias
17/07/2015

O programa estadual de estímulo ao primeiro emprego, “Mais Futuro”, das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), realizou, na manhã desta sexta-feira (17), a certificação de 29 jovens, que passaram os últimos dois anos vivendo a primeira experiência profissional na Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE). A cerimônia foi realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

Durante o contrato de aprendizado do ‘Mais Futuro’, os jovens executaram atividades administrativas. Além do treinamento, eles receberam benefícios como contrato especial de aprendizagem com vigência de dois anos, remuneração com base no salário mínimo, vale-transporte, auxílio-lanche e plano de saúde (opcional), além de todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Segundo a diretora do Centro de Formação para o Trabalho das Voluntárias Sociais da Bahia, Leila Colangeli, o programa visa inserir no mercado de trabalho jovens em condição de vulnerabilidade social, garantindo a oportunidade do primeiro emprego. “Esse é um programa de aprendizagem onde é dada oportunidade ao jovem. Eles entram no mercado com um diferencial, que é a experiência”, afirmou.

Jean Carlos Santana de Jesus, jovem do programa, afirma que no começo do trabalho no “Mais Futuro” os jovens não sabiam o que iriam enfrentar, mas que depois dos 2 anos de qualificação estão saindo com maturidade para o mercado de trabalho. “Nós começamos o programa sem noção alguma do que queríamos, porém com a ajuda dos profissionais das Voluntárias e da PGE podemos mostrar nosso potencial. Ganhamos responsabilidade e confiança. Hoje terminamos esse ciclo sabendo o que queremos”, completou.

Em ação desde 2008, o ‘Mais Futuro’ é uma parceria entre a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).