O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, foi antecipado na creche comunitária Mais Infância, no bairro do Lobato, mantida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), que, nesta sexta-feira (11), realizou um café da manhã com uma programação especial para os pequenos. O governador Jerônimo Rodrigues, a presidente das VSBA, Tatiana Velloso, e a secretária da Educação, Rowenna Brito, estiveram presentes e participaram da homenagem às crianças.
As autoridades visitaram as instalações da creche e assistiram às apresentações das turmas do G3 e G4, com crianças de quatro e cinco anos de idade. A presidente da Voluntárias Sociais lembrou que o programa Mais Infância, das VSBA, além de gerir a creche do Lobato, apoia outras com o mesmo perfil, em Salvador, Simões Filho, municípios da Chapada Diamantina e em outras cidades baianas.
“A gente se conecta a uma rede de creches comunitárias que são associações que assumem a educação infantil, com recursos governamentais e de outras fontes de apoio, para garantir um direito da criança, que é a educação infantil. Não só nos termos do brincar, do acolhimento, mas, também, no que afeta seu direito a uma educação de qualidade”, completou ela.
Para o governador Jerônimo Rodrigues consta nesses elementos, citados por Tatiana Velloso, o valor das Voluntárias Sociais da Bahia para a educação infantil. “Essa é a importância de uma creche comunitária. As Voluntárias Sociais nos colocam diante da responsabilidade com a educação infantil, acolhendo as crianças e dando a oportunidade de mães e pais manterem seus filhos em um ambiente onde serão bem tratados, com refeição, com atenção à saúde e com carinho. E o Dia das Crianças precisa ser um dia de esperança, de reafirmar nosso compromisso em garantir direitos fundamentais”, reforçou.
A creche do Lobato atende 110 crianças - de seis meses a cinco anos - e é mantida, exclusivamente, pelas VSBA, com apoio da Secretaria da Educação da Bahia (SEC). A estrutura da instituição inclui 11 salas de aula, quadra, piscina, sala de balé, de artes, auditório, berçário, brinquedoteca e refeitórios.
Mais infância
A creche carrega o nome do programa Mais Infância, criado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, em 2016. Trata-se de uma iniciativa que apoia a gestão de creches comunitárias e mantém a formação continuada dos educadores que atuam nas instituições. Mais de 120 instituições como essa são contempladas.