Sancionada em 2018, a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722) determina a obrigatoriedade de capacitação de noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas. A sua importância e aplicabilidade foi tema do 2º Encontro de Formação Pedagógica do Mais Infância realizado no último sábado (25), no teatro da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Salvador. Com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição idealizadora do projeto, o encontro reuniu em torno de mil participantes (de forma presencial e remota), e contou com a presença da primeira-dama e presidenta das VSBA, professora Tatiana Velloso.
“Mais uma manhã de muitas emoções, mas, sobretudo de muito conhecimento e troca de saberes. É uma alegria muito grande poder prestigiar esse encontro tão importante no processo pedagógico das creches”, disse a primeira-dama.
O encontro teve início com uma apresentação de dança de crianças da Creche Comunitária do Bate Facho. Em seguida, equipes do Corpo de Bombeiros abordaram ações de prevenção de incêndios e instruções técnicas para tornar o ambiente escolar mais seguro, além de capacitação em primeiros socorros seguindo o disposto da Lei Lucas.
Também foi destaque no encontro a apresentação do livro “Currículos praticados com bebês: professores com a palavra”, de autoria da professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Marlene Oliveira. O livro aborda, entre outras questões, o lugar dos bebês e de suas infâncias nas práticas pedagógicas em instituições da Educação Infantil. Atualmente, professora Marlene é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI) da Faculdade de Educação (FACED) da UFBA.