A presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama do Estado da Bahia, Aline Peixoto, participou, nesta quinta-feira (10), na cidade de São Paulo, da I Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e VII Conferência Nacional de Primeiras-Damas. O evento discutiu o câncer de mama no Brasil, câncer que mais acomete o sexo feminino.
Realizado pelo Núcleo Assistência para Pessoas com Câncer (Naspec) e pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a conferência promoveu o engajamento entre as lideranças municipais e estaduais e ONGs que trabalham com o combate ao câncer de mama nas diversas regiões do Brasil. Foi elaborado durante o evento um documento orientador com propostas e ações locais para detecção precoce do câncer de mama.
*Câncer de Mama*
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado precocemente e tratado oportunamente, as chances de cura chegam a 95%. De acordo com o Instituto nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos na Bahia, para este ano é de 2.760.
Dados computados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que em 2016 morreram 814 mulheres vítimas do câncer de mama. Em 2015, este número chegou a 865. Este ano, dados preliminares até 28 de junho, apontam que 338 mulheres morreram vitimadas pela doença.