Mascote do Cruzeiro leva alegria a pacientes do Martagão Gesteira

06/07/2016

Os pacientes do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, receberam a visita do mascote do Cruzeiro Esporte Clube, que distribuiu presentes para as crianças em tratamento na unidade, na manhã desta quarta-feira (6). A presença do raposão, como é conhecido o símbolo do time mineiro, arrancou risos dos pequenos, que tiveram uma manhã de surpresas.

A ação é resultado de parceria entre o Martagão Gesteira e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). “É uma iniciativa nossa em benefício da população. Entramos em contato com o Cruzeiro e escolhemos o Martagão, com quem possuímos um vínculo forte. Nosso objetivo é trazer um momento de alegria e dinamismo que funciona em benefício de todos, [incluindo] pais e funcionários. Ajuda a colorir um pouco uma rotina difícil”, explica Linda Cristina, assistente social das Voluntárias.

De acordo com a analista de marketing do Cruzeiro, Letícia Sarti, o raposão realiza visitas sociais em hospitais, escolas e outros projetos nas cidades em que o time joga. “Ações como essas são maravilhosas. O Cruzeiro agradece ao Martagão pela oportunidade de trazer alegria para essas crianças. Faz bem para nós, que ajudamos, e também para as crianças que estão sendo ajudadas”, afirma Letícia.

Iniciativas como essa são importantes não apenas para as crianças, mas também para os pais que acompanham os filhos na batalha contra a doença. Mario Sérgio, pai de Maria Eduarda, de oito anos, destaca que a ação ajuda e incentiva os pacientes a continuar o tratamento. “É uma ação muito interessante, que ajuda as crianças a ter mais vigor e até mesmo responder melhor aos tratamentos. Toda vez que tem uma ação dessa aqui, a gente percebe que elas se sentem muito mais revigoradas”, ressalta.

Requalificação

Administrado pela instituição filantrópica Liga Álvaro Bahia, o Martagão Gesteira é uma unidade sem fins lucrativos que realiza por ano 250 mil atendimentos, mais de sete mil internações e 5,7 mil cirurgias, além de 30 mil diagnósticos. Mais de mil colaboradores oferecem suporte integral para o cuidado físico, psíquico e social das crianças.

A unidade passa por obras de requalificação desde abril. Com R$ 880 mil em investimentos, essa etapa inicial consiste na construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardiológica em uma área do hospital que estava desativada, visando garantir melhores condições de atendimento ao público infantil do estado.

A primeira etapa das obras está em processo de conclusão e tem entrega prevista para agosto. Já as duas últimas etapas envolvem a reforma das enfermarias, requalificação e ampliação da clínica oncológica, com previsão de início ainda em julho. A requalificação é resultado do show beneficente da cantora Ivete Sangalo e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), realizado em dezembro de 2015, sendo uma iniciativa da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais, Aline Peixoto.