Mais 127 jovens receberam, nesta sexta-feira (12), os certificados pela participação no Programa Mais Futuro. Eles atuaram em diversos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) distribuídos na capital baiana. Um dos objetivos do programa desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), é possibilitar a primeira oportunidade de trabalho, que, além de melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias baianas, serve de orientação profissional aos jovens. A iniciativa já contribuiu para o primeiro emprego de aproximadamente 2,5 mil pessoas, entre 18 e 24 anos, desde que o programa foi criado em 2008.
A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Amigos e familiares dos jovens prestigiaram o evento, entre eles, a dona de casa Noemia Barreto, mãe de Rebeca Barreto, 20 anos, ambas moradoras da Liberdade. Cheia de orgulho, Noemia afirma que a participação no Mais Futuro contribuiu decisivamente na formação intelectual e profissional da filha. “Foi muito importante pra mim e muito mais para ela, que aprendeu muita coisa. Ela desenvolveu habilidades administrativas e está preparada para trabalhar em qualquer lugar”.
Faculdade
Para Paloma Almeida, 21, moradora do bairro Pero Vaz, ter sido uma das colaboradoras do SAC Liberdade foi a grande oportunidade de sua vida. Emocionada, ela disse que já está com saudade da rotina e dos amigos que fez no posto. “No SAC, eu não encontrei colegas, encontrei uma família, e ontem [quinta-feira] foi um dia triste porque me despedi da minha família”.
Eloquente e sonhadora, Paloma atuou no posto da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) instalado no SAC Liberdade. Para ela, a experiência profissional influenciou na possibilidade de cursar, em breve, a faculdade de Direito. “Minha forma de lidar com as pessoas se tornou muito melhor. Trabalhar com o público dá outra visão. A gente atende diversos tipos de pessoas e acaba aprendendo a se adaptar. No Procon, eu trabalhava com leis. Antes eu achava que não era capaz de trabalhar com isso. Depois que entrei no SAC descobri que sou capaz, que eu consigo. Hoje em dia não sou mais leiga em direitos do consumidor”.
Referência
Morador de Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, Rodrigo Souza, 20, trabalhou no balcão da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), no SAC Barra. Nem mesmo a longa distância entre o local de trabalho e o bairro, onde mora com a família, desanimou o universitário que estuda Administração. “Este foi meu primeiro passo e foi muito bom. Além da experiência profissional, tivemos capacitação teórica. Conseguimos conhecimento sobre muitas outras coisas que entraram no nosso currículo. Foi ótimo”.
Durante a cerimônia, o superintendente de Atendimento ao Cidadão da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Carlos Henrique Martins, afirmou que, por meio do Mais Futuro, jovens de famílias carentes realizam o sonho de se inserir no mercado de trabalho. “O desempenho destes jovens foi além das expectativas. Todos se dedicaram. É um programa pioneiro que serve de modelo para outros estados”. <
Nova turma
Na segunda-feira (15), mais 165 jovens de Salvador iniciam a capacitação pelo Mais Futuro. De acordo com a diretora de formação para o trabalho das VSBA, Leila Collangeli, a atuação dos jovens nos postos da Rede SAC é resultado do convênio firmado entre a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Voluntárias Sociais e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
“Um dos pré-requisitos para participar do programa é não ter carteira assinada. Então, é uma experiência de primeiro emprego. Eles passam por rodízio em todas as áreas do SAC para receber certificado, com toda a qualificação necessária, e ser inseridos no mercado do trabalho”, explica a diretora.