Voluntárias Sociais realizam oficina de interpretação teatral para usuários dos Caps

Notícias
23/04/2015

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com o Núcleo de Produção do Teatro Castro Alves (TCA), iniciaram nesta quinta-feira (23), na sala Polivalente do TCA, uma oficina de introdução à interpretação teatral para usuários dos serviços de saúde mental dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) 

Coordenada pela professora Renata Berenstein, a oficina teve a participação de 30 integrantes do grupo ‘Os Incênios’. O projeto é voltado para os usuários dos serviços de saúde mental com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização desse grupo, que luta para ter inclusão na sociedade. Alguns participantes do projeto fazem parte da Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares da Rede Saúde Mental (AMEA), construída em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, para dar visibilidade e reivindicar os direitos destas pessoas. 

Na ocasião, a diretora das Voluntárias, Bilnice Amorim, destacou a importância da iniciativa. “A oficina de teatro é importante para todo cidadão, independente da idade, pois ajuda a construir a sua própria identidade, além de contribuir na formação para a vida social”, explica a diretora. 

Para a aluna Girlene Almeida, “as atividades incentivam nós, usuários do Caps, a participarem e conquistarem um espaço na sociedade, afinal temos o mesmo direito que todas as pessoas”. A oficina ‘Teatro para Todos’ acontece durante todo o mês de abril, sempre das 9h às 11h30, às segundas e sextas-feiras.