Equoterapia recebe a visita da presidente das Voluntárias Sociais na Bahia

Notícias
14/04/2015

Dando continuidade à série de visitas a instituições carentes de Salvador, a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) Aline Peixoto, visitou nesta terça-feira (14), a sede da Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE), no Parque de Exposição. Ela conheceu todo o trabalho da entidade que atende, gratuitamente, a crianças portadoras de necessidades especiais, através da equoterapia, atividade desenvolvida por uma equipe interdisciplinar com a utilização do cavalo como recurso educacional e psicoterapêutico.

Para Aline Peixoto, o objetivo das VSBA é ajudar a associação em expandir a oferta deste serviço para a população do interior da Bahia, facilitando o acesso de famílias carentes que moram distantes da capital baiana.

A entidade sem fins lucrativos, filiada a Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-BRASIL, foi fundada no dia 16 de dezembro de 1997 pela pedagoga Maria Cristina Guimarães Brito e atende crianças com paralisia cerebral, síndromes genéticas, esclerose múltipla e autismo, dentre outras doenças de várias regiões da Bahia.

A idade inicial para o tratamento das crianças é de dois anos, não havendo uma idade limite. A ABAE atende hoje trezentas pessoas e possui cerca de duas mil pessoas cadastradas para o tratamento. Além disso, a Associação atende também os pais e familiares dos pacientes uma vez por mês, realizando reuniões mensais com a presença de psicólogos que discutem temas diversos relacionados aos pacientes, e familiares.

Além da sua matriz no Parque de Exposição, local cedido e auxiliado pelo Esquadrão de Polícia Montada, graças a uma parceria firmada com a Polícia Militar da Bahia, a associação também atende no 19º- Batalhão de Caçadores, no bairro do Cabula, sendo assistida pelo Exército Brasileiro.