Este projeto fomenta ações de cidadania, responsabilidade social e amor ao próximo, por meio de um trabalho voluntário consciente e profissional, colaborando para a humanização no ambiente hospitalar.
Missão - Acolher a criança e seus familiares oferecendo atividades práticas que ajudem na diminuição do estresse causado devido à hospitalização.
Visão - Nossos valores estão pautados em princípios humanistas. Acreditamos que nossos voluntários estarão aptos a estabelecer relações com nossos pacientes e seus familiares, baseados nos conceitos de equidade, respeito e compaixão.
Valores - Ser um agente transformador, fortalecendo o conceito do trabalho voluntário e favorecendo a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.
- Escolha ser um voluntário, você será movido pelo desejo de ajudar e o prazer de ser útil;
- Você terá uma experiência singular na vida. Faça cada momento ser um presente;
- Esteja aberto ao novo, venha fazer parte da vida de novas pessoas;
- Voluntariado é compromisso. Contribua na medida de suas possibilidades com tudo que aprendeu a fazer;
- Amplie a sua capacidade de ouvir e reflita antes de agir;
O projeto será desenvolvido no Hospital Geral Roberto Santos, inicialmente na Ala Pediátrica, total de 81 leitos.
Ter 18 anos completos e estar em plenas condições de saúde para exercer suas atividades; Não desenvolver atividade na área de saúde.
Desenvolver um formulário que contenha os dados pessoais dos candidatos (nome, telefone, endereço, escolaridade, etc.) e habilidades, que facilitará uma seleção prévia e futuros contatos. Disponibilizado no SITE e na SEDE das Voluntárias Sociais da Bahia.
Os voluntários são escolhidos a partir de processo seletivo específico. Este processo é composto por dinâmicas de grupo e/ou entrevistas individuais, onde são aplicados instrumentos para avaliar e orientar cada candidato sobre o projeto a ser desenvolvido e a natureza das atividades a serem desempenhadas.
Palestra de sensibilização e inspiração para o trabalho voluntário.
A preparação dos voluntários para sua integração na instituição, conhecer a unidade, sua história, as normas, rotinas e procedimentos, assim como leis e regulamentos da prática do trabalho voluntário.
Devem assinar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário da Instituição; Cumprir uma carga horária mínima de 6 horas semanais; Devem exercer os valores da instituição, valores abarcados pelo projeto e os valores contidos no regimento interno.
Brinquedoteca:
O funcionamento será de segunda a sexta, monitorado pela equipe técnica e voluntariado. A sua importância está direcionada ao brincar;
Contação de História:
A ação de contar e ouvir histórias possibilita a construção afetiva e cultural, bem como estimula a imaginação.
Arte/Música:
Levar arte e música aos ambientes de forma terapêutica e descontraída.
Oficina de Artes:
Oferecer oficinas de artesanato, pintura, crochê, bijouteria, tricô e bordados para grupos de acompanhantes e pacientes para desenvolver habilidades e possível comercialização em benefício do projeto.
Cuidados de higiene e beleza:
Oferecer atividades a fim de elevar a autoestima, como cuidados com os cabelos e higiene pessoal.
Acompanhamento:
Será feito pela equipe técnica, responsável pelo desenvolvimento do trabalho.
Avaliação:
Será feita através de reunião entre a equipe técnica e os voluntários;
Preenchimento de formulário específico de avaliação e autoavaliação semestralmente.
Certificação:
Os voluntários serão certificados após 06(seis) meses de frequência.
Preencha os campos do formulário e envie para o e-mail meucoracaoedobem@vsba.ba.gov.br